Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



ILUSTRA_10-01 (1).png

® Teresa Serrano

 

 É bastante usual encontrar anúncios de emprego em sites direcionados para profissões criativas que começam com o seguinte tease... "Jovem! Estás a borbulhar de ideias frescas e o trabalho não é uma afronta para ti?"...segue-se o blá blá blá do "...Então encontraste o sítio ideal! Se até percebes de photoshop e quiseres fazer parte de uma equipa super cool, fazer altas noitadas de trabalho com direito a redbull e uma playstation para as "horas vagas" envia-nos o teu portfólio da forma mais maluca que consigas imaginar para o email estagiariomuitamaluco2015@gmail.com (até pode ser que consigámos picar alguma ideia daí)..." .
Ok...isto quando se está acabadinho de sair da faculdade, nunca se trabalhou na vida, quando se tem uma mentalidade de 18 anos quando na realidade já se tem 23 - mas isto da crise dá para infantilizar os jovens até aos 30 anos de forma a não terem perspectivas de futuro e quererem ficar em casa dos pais até aos 40 - até que não é mau de todo, certo?
Então agora vamos lá à remuneração...(espaço em branco no anúncio). Por vezes, em vez do espaço em branco surge um "pagamos em minis!" (ah Ah AH grandas malucos!). Mas como na realidade, isto até que não está fácil e a única reunião que o jovem tem marcada é com os amigos no café, lá responde ao anúncio e vai à entrevista. Ao chegar à agência, o jovem fica completamente deslumbrado (ele é skates, miúdas com ar de pin-ups, tattoos a dar-com-pau e uma máquina de Flippers!) Definitivamente o jovem quer ir trabalhar para ali. Então lá vem a dupla de criativos que o vai entrevistar:
Ele: 45, careca, baixinho e gordinho (o típico português) MAS com os óculos de massa verde da Cutler and Gross, barba rija, calças vermelhas e sapatos da Camper (antes de entrar já mandou 3 graçolas bem alto para o departamento criativo para mostrar quem é que manda ali);
Ela: 40, alta, magra, nariz comprido, cabelo vermelho, vestido da Desigual e uns All Star cor de laranja (edição limitada que comprou em Nova Iorque por altura da rodagem de um anúncio que fizeram por lá) constantemente a olhar para o seu iPhone e a fazer contas de cabeça de quando se vai conseguir safar da entrevista ao estagiário que não percebe nada do assunto e ficar livre para ir beber gin tónicos com as amigas divorciadas para o Cais do Sodré e com sorte até conseguir levar alguém para casa (porque neste último ano, sexo tem sido pouco e nota-se pela sua falta de paciência com o mundo em geral e constante troca de foto de perfil no Facebook).
Depois do quebra gelo com uma chalaça que o criativo senior manda para a mesa, lá começa a entrevista: 4 anos de IADE (boa), mestrado em história da comunicação (excelente!), road trip coast to coast, Tarantino forever...ESTÁS CONTRATADO! Começas 2ªfeira, ordenado (é boca) mas tens um computador só para ti e a oportunidade de trabalhar com criativos muita malucos.

Moral da Estória:
Sem pressas estagiário, ainda vais conseguir comprar uns All Star edição limitada um dia destes.

 

PS. Depois de ter escrito este texto deparei-me com esta crónica no Dinheiro Vivo com a qual concordo plenamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Joao Mendes a 22.01.2015 às 11:08

A sério que há trabalhos destes em Portugal?
E pagam mesmo em minis?
Eu quero!
Aliás já tenho quase 40 sou jovem e ainda não tenho os Allstar Ed. Limitada!!
Obrigado
Imagem de perfil

De Pedro a 22.01.2015 às 11:20

Grande post.

Comentar post



Um blog de experiências do dia-a-dia com um toque de sarcasmo e ilustrado por uma designer que " Quando-for-grande-quer-ser-ilustradora".


Tradução/Translate


I Saw Jesus in a Toast

Blogs

Tumblr


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Bloglovin