Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



lx.jpg

Lisboa está cada vez mais turística. As ruas da Baixa estão cheias de tuk tuks barulhentos a azaranzar para cima e para baixo, estrangeiros de mapa na mão e ementas bilingues a preços duplilingues. E ainda bem que assim é porque com a crise que está instalada no país ao menos que o turismo seja uma lufada de ar fresco para a economia nacional.
Mas vamos com partes.
Lisboa tem o carisma que tem por ser uma cidade pitoresca. Por ter bairros típicos ainda cheios de gente ali nascida e criada. Os marialvas cirandam pelas ruelas e as fadistas ouvem-se a cada esquina e é por isso mesmo que os turistas gostam da nossa Lisboa. Por ter Vida.
Sendo assim, é bom que se mantenham os costumes. Não inflacionem a habitação de forma a que qualquer família de classe média tenha de fugir para o subúrbio por não conseguir comprar uma casa no seu bairro de toda a vida como está cada vez mais a acontecer em Alfama, por exemplo. As construções/remodelações de prédios no bairro são um sem fim delas, mas todas completamente direcionadas para alugueres de curta duração. Ora assim sendo, daqui a muito poucos anos, Alfama vai ser um bairro sem alma ou então terão de contratar figurantes para simular as discussões vividas de janela para janela entre a Cátia e a D. Rosa que se zangaram porque a Cátia sacudiu um tapete para cima da roupa lavada da Rosinha (e com a Rosinha ninguém se mete!).
Façamos as coisas com peso e medida ou em pouco tempo até a bela da sardinha assada é trocada pelo fish and chips!
Venham os turistas mas não deixem morrer a Lisboa menina e moça.

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Imagem de perfil

De Ana a 28.07.2015 às 09:52

Eu concordo e penso que o mesmo se aplica à cidade do Porto: a desertificação do centro histórico, as obras longas, intermináveis, que asfixiam a cidade, a alteração dos costumes, dos sítios, interessantes, mas muito direccionados aos turistas.
Imagem de perfil

De anacb a 28.07.2015 às 10:50

Trabalho há já muitos anos numa das zonas de Lisboa mais frequentada por turistas (o Chiado) e tenho notado de ano para ano o crescimento cada vez mais acelerado de visitantes estrangeiros na cidade, durante todo o ano. Mas este Verão está uma autêntica loucura, a ponto de por vezes o número de estrangeiros exceder bastante o de portugueses nas ruas do bairro. Bairro este que, pelos preços incomportáveis das casas, quase não tem residentes fixos, e dos poucos que tem a maioria também não são portugueses. Não fosse a grande concentração de lojas e escritórios aqui na zona, nesta altura não se ouviria falar português na rua...
Sem imagem de perfil

De manuel filipe a 28.07.2015 às 17:27

É notório que a menina não conhece alfama .
Sem imagem de perfil

De Bela a 29.07.2015 às 00:05

Há muitos muitos anos, houve uns quantos 'iluminados' que decidiram transformar o Algarve em terra para «estrangeiro ver» e depois foi o que se viu...
Agora querem 'destruir' a nossa capital e transfigurara-la em produto para consumo turístico.
E os lisboetas vão para onde? Será que essa gente (os mentores de tal ideia) perdeu o tino?
Pois, pois...
Já sei vão construir outra capital!
Sem imagem de perfil

De Ana a 29.07.2015 às 11:19

Não conhecia Lisboa, bem pelo menos nunca tinha ido aí sozinha em adulta (apenas em criança com os meus pais), no início de Julho por questões profissionais tive o prazer de visitar, e como tinha tempo entre reuniões acabei por explorar um bocadinho a capital... Fiquei absolutamente rendida, achei Lisboa uma cidade muito bonita.
No entanto deu para perceber que se encontra inundada de turistas (o que não é necessariamente mau, antes pelo contrario), agora o que ache mau foi a quantidade de Tuc Tuc's que fazem um barulho absolutamente insuportável... Muito sinceramente acho que deviam ser tomadas medidas.

Comentar post



Um blog de experiências do dia-a-dia com um toque de sarcasmo e ilustrado por uma designer que " Quando-for-grande-quer-ser-ilustradora".


Tradução/Translate


I Saw Jesus in a Toast

Blogs

Tumblr


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Bloglovin