Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Há umas semanas atrás, tive o privilégio de conhecer a "Casa Museu" do tio Joaquim. Digo "Casa Museu" pela quantidade de artefactos históricos que por ali estão tanto nas prateleiras em forma de livros como nas paredes em forma de quadros, fotografias e muitas outras coisas... uma verdadeira delícia de informação e cultura que me faz sentir bem pequenina quando olho para a quantidade de livros que por ali estão (centenas) e pensar que o tio Quim já os leu a todos e que eu só tenho mais 60 anos (no máximo) para o apanhar.
Entre a conversa sobre o Al Berto e os livros das Edições 70, eis que o tio Quim saca de um livro infantil de pop-ups que me deixou maravilhada. Não só porque não consigo muito bem entender como se produzem estes livros (só me apetecia desmontá-lo todo para perceber a técnica), como as ilustrações e textos são excelentes.
O livro chama-se Rumo ao Cosmos, é de 1981 e escrito por um cosmonauta soviético - Vitali Sevastiánov - presente em várias missões espaciais russas. O que torna o livro ainda mais espetacular. Tenho a certeza que muitas das crianças da minha geração que tinham o sonho de ser astronautas quando fossem grandes o queriam ser por causa deste livro, até eu ao ler a parte final do texto não me importava de ter sido comandante de uma nave estelar!

Aqui fica o excerto da última página e algumas fotos do interior. Espero que gostem tanto quanto eu, independentemente da década em que nasceram.

T**

 

"...No nosso tempo a ciência e a técnica avançam tão depressa que por vezes ultrapassam muito mesmo os sonhos dos escritores fantasistas.

No futuro, os homens construirão estações e naves cósmicas ainda mais perfeitas, que serão enviadas em expedições aos planetas distantes.

Pode ser que entre os comandantes das naves estelares estejas tu, meu jovem amigo.

Desejo-te felizes voos cósmicos e um bom encontro com os teus amigos no regresso à Terra."

pict_01 (1).jpg

pict_02 (1).jpg

pict_03 (2).jpg

pict_04 (1).jpg

pict_05 (2).jpg

Edições Malich
Ilustrações de A. Besslik

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Imagem de perfil

De stipe07 a 23.01.2015 às 09:48

Espectacular! :)

Comentar post



Um blog de experiências do dia-a-dia com um toque de sarcasmo e ilustrado por uma designer que " Quando-for-grande-quer-ser-ilustradora".


Tradução/Translate


I Saw Jesus in a Toast

Blogs

Tumblr


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Bloglovin